A proposta é que, no momento da inscrição, os interessados que se inscreverem no "Enem dos Concursos" escolham um dos blocos das áreas de atuação disponíveis no concurso. Depois da escolha, eles deverão indicar o cargo por ordem de preferência entre as vagas disponíveis no bloco de sua escolha preferida.
Provas Objetivas iguais para todos os concorrentes
Com isso, o participante vai realizar uma prova objetiva, iguais para todos os concorrentes, e uma prova específica, de acordo com o bloco de atuação de sua escolha. As questões específicas serão definidas pelas comissões organizadoras dos diferentes órgãos e entidades públicas cujos carreiras compõem um determinado bloco.
A proposta ainda será validada com os órgãos e entidades públicas que aderirem ao Concurso Nacional Unificado, de acordo com apuração do NDM Online junto à fontes do governo federal.
Novidade garantirá participantes concorrer a mais de uma vaga
Pelo que nossa reportagem apurou, a nota final da prova dará direito ao candidato concorrer a mais de um cargo público, o que já diferencia de processos anteriores. Os critérios de seleção, como formação e cursos, continuarão sendo exigidos. Mas uma coisa precisa ficar esclarecida: a maioria das vagas é para trabalhar em Brasília, mesmo com a realização da prova em outras cidades.
Quando será a inscrição e prova do Enem dos Concursos Públicos?
Outro ponto que precisar ficar claro e o NDM faz questão de trazer é que: a adesão dos órgãos governamentais ao Concurso Nacional Unificado é voluntária e deve ocorrer até o dia 29 de setembro. O edital da primeira prova deve ser publicado até dia 20 de dezembro de 2023.
Previsão da Prova do Enem dos Concursos Públicos
A previsão do ministério é que a primeira prova ocorra no dia 25 de fevereiro de 2024. Os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de abril de 2024 e o início dos cursos de formação, entre junho e julho do ano que vem.
Abaixo vejo o cronograma:
- 20/09/2023 - ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador
- 29/09/2023 - adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado
- 20/12/2023 - publicação do edital do Concurso Nacional Unificado
- 25/02/2024 - realização da prova em dia único
- 04/2024 - resultados gerais da primeira fase
Especialista Opina Sobre o Enem dos Concursos
Fernando Mesquita, diretor de mentoria do Gran Cursos Online, aponta os pontos positivos e negativos do Concurso Nacional Unificado. De acordo com o especialista ouvido pelo Correio Braziliense, os fatores favoráveis giram em torno de estrutura de prova.
"É mais fácil de realizar do ponto da administração pública, pois exige menos tempo — é, em tese, apenas uma prova. É uma seleção teoricamente mais simples de construir. Do ponto de vista do candidato, tende a ser um pouco pior, por reduzir a quantidade de chances e depender mais de uma data específica."
O mentor esclarece que a unificação das provas não vai acabar com a participação das bancas organizadoras no processo.
"A banca continua existindo, como sempre existirá. É ela que realiza o concurso. A diferença será no escopo e na dimensão do trabalho realizado. Antes, uma prova mais simples; agora, outra, com milhões de candidatos e centenas de cidades. Os problemas potenciais permanecem, e a escolha de uma boa banca será primordial para o sucesso do projeto", relata.
Mais conteúdo do NDM Online