A cantora e atriz pernambucana Natascha Falcão foi indicada ao Grammy Latino de melhor artista novo. Ela é a única representante do Brasil nas quatro principais categorias da premiação, que também conta com uma série de prêmios dedicados exclusivamente ao Brasil.
Falcão lançou um EP em 2019, mas só chegou ao primeiro álbum em março deste ano. Em "Ave Mulher", lançado pela Biscoito Fino, ela mistura composições inéditas e regravações de músicas que fogem de lugar comum, como a de "Por Que", de seu primo Otto.
Nenhum dos outros indicados a artista revelação concorre nas outras três categorias mais importantes. Nessas, quem se destacam são Karol G, Natalia Lafourcade e Pablo Alborán, os três concorrendo em melhor gravação, álbum e música do ano.
Shakira, que não lançou um novo trabalho de estúdio nos últimos 12 meses, também tem três chances de vitória, "BZRP Music Sessions #53", que ela gravou com Bizarrap, está concorrendo como música e gravação, enquanto "Acróstico", foi lembrada na lista de melhores canções.
A 24ª edição do Grammy Latino será realizada em 16 de novembro em Sevilha, na Espanha.