A cantora paraense Gaby Amarantos, indicada ao Gammy Latino 2023 com o álbum “TecnoShow” , compartilhou nas redes sociais situação com a qual ficou desconfortável durante entrevista ao Programa Radar, da Rádio Nova Brasil FM, de São Paulo, na sexta-feira (22). Um produtor da emissora teria falado que o tecnobrega não se enquadrava no padrão de público da rádio. A emissora pediu desculpas, em nota, à cantora, de acordo com matéria do portal g1.
A artista foi convidada para falar sobre a carreira e a importância cultural do Norte do país, porém, em determinado momento que seria para reproduzir a música de Gaby, um tecnobrega, ouviu de um produtor da emissora que "as músicas não se enquadravam aos ouvidos do público elevado da rádio".
"Na hora pensei 'isso está mesmo acontecendo?'. Sabe quando você passa por uma situação, na qual precisa de tempo para processar e perceber que sofreu preconceito?", disse Gaby em uma rede social.
A cantora disse ainda que a rádio tem direito de tocar o que quiser na sua programação, mas questionou o motivo de a terem convidado e não tocarem a música, que inclusive foi indicada ao Grammy.
"Sigo minha luta para levar cada vez mais longe o movimento da Amazônia periférica, tecnobrega, melody, e não vou deixar que situações como esta passem despercebidas", finalizou Gaby.
A rádio Nova Brasil FM também se pronunciou pelas redes sociais e por meio de nota disse que errou.
"Gaby Amarantos, ERRAMOS! Erramos com você e com nossos ouvintes. Faltou educação, faltou delicadeza, faltou escuta e senso artístico. Esse erro atinge aquilo que nos é prioridade absoluta: a defesa da BRASILIDADE, sua diversidade e toda a sua pluralidade. Por isso, pedimos desculpas!"
A emissora também informou que a partir da próxima segunda-feira, a música de Gaby entrará na programação da rádio "somando-se as de tantos outros artistas da região Norte e de todo o Brasil que diariamente compõem a maior plataforma de valorização da MPB no Brasil".